Tensão superficial – assim a física explica o fenômeno acima, posto que um delicado equilíbrio pode manter a taça à superfície.
A paixão, quase sempre, leva as pessoas a perderem a individualidade e o raciocínio, em razão do fascínio que o outro exerce sobre ela – não se consegue desviar a atenção do outro, da vida daquela pessoa; em geral, o autocontrole fica comprometido. A origem da palavra, do latim “patior”, que significa "sofrer ou suportar uma situação difícil", torna claro tal concepção.
A emoção forma-se a partir da sensibilidade que temos pelos fatos que nos acontecem ou, para os mais ansiosos, do que ainda está para acontecer. Vinculada a um instante, a emoção é pontual. A partir dela, sentimentos duradouros se constroem em nossas vidas.
Aspectos próprios dos seres humanos, tanto a paixão quanto a emoção tem uma forma concreta na construção dos sentimentos que os indivíduos levam consigo. Somos em essência portadores de liberdade; podemos utilizá-la com relação à paixão e emoção.
A paixão pode ser sublimada, quando se buscar desenvolver o mais profundo sentir, o Amor, onde a fascinação não é contemplativa. A partir dela, as pessoas podem extrair de si mesmo inesgotável capacidade e o despertar em si dos talentos latentes, da capacidade de realização. Da mesma maneira, a emoção de um instante pode ser a causa para uma profunda determinação em ampliar as próprias capacidades, entre elas a da aceitação do outro, do acolhimento, do desejar ao semelhante a mais profunda Felicidade – que, vale lembrar, não é ausência de sofrimento, mas sim, o avanço sobrepujando as dificuldades das quais ninguém, nem mesmo santos ou sábios, estão isentos.
Com a paixão pela Vida, pode se buscar algum equilíbrio das próprias emoções; é um ponto de partida. Por outro lado, é a mais edificante das inteligências que um ser humano pode desenvolver – a sabedoria mais profunda –, é a busca pela sua inteligência emocional.
Podemos realizar todos os desejos, sonhos, a partir da autoconstrução, se buscarmos o agir determinado, apaixonado. Incansáveis podemos nos tornar em busca de sublimes ideais, levando a emoção da redescoberta, da autosuperação, à cada instante, a cada ato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado!